
O tráfego pago tem ganhado cada vez mais espaço no mundo digital, e por isso muitas empresas têm buscado esse serviço para se atualizar diante dos avanços tecnológicos do mundo do E – Commerce.
Tráfego pago corresponde a visitantes que chegam em determinado site ou perfil numa rede social a partir de anúncios pagos dentro de plataformas como Google, Facebook, Instagram, Youtube, TikTok etc. Toda movimentação em um site é considerado tráfego, seja ele orgânico ou pago, e nesse caso pode-se dizer que tráfego pago nada mais é que um investimento financeiro dentro de uma determinada plataforma.
A grande vantagem de utilizar o serviço de tráfego pago, é conseguir traçar metas e estratégias específicas para a sua empresa de maneira que o fluxo de pessoas seja direcionado para seu site ou página de maneira inteligente e otimizada.
O que é um Gestor de Tráfego?
É um profissional responsável por organizar ideias e discutir estratégias e ações cabíveis dentro de uma campanha de Tráfego Pago, visando gerar vendas e resultados a determinado cliente por intermédio de ferramentas em plataformas de anúncios.
Qual a diferença entre Tráfego Pago e Orgânico?
A principal diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico se relaciona ao tipo de investimento que você faz: enquanto no tráfego pago o investimento é financeiro, no tráfego orgânico você irá investir seu tempo, produzindo conteúdos diariamente.
O volume de pessoas que podem chegar ao seu site ou página, vai depender do valor aplicado em anúncios e o nicho que aquele anúncio vai abranger. Tudo isso pode e deve ser definido com o gestor de tráfego, para que seja traçada a melhor estratégia possível.
Por que investir em tráfego pago?
Investir em tráfego pago possui diversas vantagens em relação ao tráfego orgânico.
- Velocidade na obtenção de resultados: Ao contratar um serviço de tráfego pago, você consegue obter uma alta visibilidade de sua loja, ou página em um curto espaço de tempo, tendo em vista que quanto maior for o investimento, maior pode ser o retorno.
- É possível criar estratégias voltadas especificamente para datas especiais como a Black Friday ou Dia das Mães ou objetivos mais específicos com gestões de tráfego pago organizadas.
- Aumenta muito o fluxo de pessoas visitando seu E – Commerce, e consequentemente gera uma maior possibilidade de conversão em venda.
- É possível estar sempre alinhando novas estratégias com o seu gestor de tráfego, visando atingir determinados públicos.
- Vantagem de estar sempre com um fluxo contínuo de pessoas acessando seu site ou rede social sem se preocupar com a necessidade de produção de conteúdo em massa de forma orgânica.
- Diversidade de opções de plataformas para gerir publicações pagas.
Como funciona o tráfego pago na prática?
Basicamente existem duas formas de rodar uma campanha de tráfego pago. Ou você irá pagar por cliques em sua publicação impulsionada, ou irá pagar por impressões da mesma.
CPC – Custo por Clique, se refere ao gasto total que você terá no fim de uma campanha.
O Cálculo vai se dar levando em consideração o valor investido naquela mídia dividido pelo número de cliques que a publicação obteve.
Principal Plataforma de CPC – GOOGLE ADS
Já no CPM – Custo por 1000 impressões, diz respeito a forma de campanha onde você irá definir uma estratégia voltada para determinado público e então com seu anúncio ativo, ele irá ser exibido para o máximo de pessoas possíveis, e o custo se dá a cada impressão (visualização) do mesmo.
Se você está buscando por uma maior visibilidade de sua marca ou empresa, essa estratégia é altamente viável, pois consegue alcançar um público maior. Entretanto, há uma desvantagem: é possível que, mesmo pagando pelas impressões, seu anúncio não receba nenhum clique.
Principal Plataforma de CPM – FACEBOOK ADS
Ambos modelos de campanha possuem suas vantagens e desvantagens. Por isso é imprescindível que sempre haja comunicação com o gestor de tráfego, visando otimizar anúncios e melhorar sempre que possível a sua publicidade, buscando explorar ao máximo as ferramentas disponíveis dentro das plataformas de tráfego.
Principais plataformas de Tráfego Pago na atualidade
Dito tudo isso, percebemos a grande vantagem que é ter sua empresa ligada ao tráfego pago atualmente, principalmente com o avanço desenfreado do E – Commerce pelo mundo, onde cada vez mais é necessário o atendimento online e consequentemente as vendas.
Partimos agora para uma pequena amostra das principais plataformas onde gestores de tráfego tem trabalhado.
- Google ADS – Os usuários podem encontrar sua empresa, loja ou rede social realizando buscas diretas no Google, onde seu anúncio pode ser encontrado através de palavras chaves determinadas em uma campanha.
- Facebook ADS – Possui a vantagem de ser bastante maleável no sentido de criação de artes para sua publicação, sendo possível adicionar vídeos, fotos e até mesmo carrosséis em seus anúncios. Muito utilizado quando se busca um número alto de impressões de determinada publicação.
- Instagram ADS – Se você possui um público forte nas redes sociais, essa plataforma fornece um serviço de tráfego pago simples e bastante interessante no sentido de aumentar a visibilidade de sua página.
- Youtube ADS – Quem nunca se irritou com um anúncio no meio de um vídeo interessante? Pois é, imagine ter sua marca ou loja sendo divulgada em um vídeo dentro do Youtube. Se sua loja tiver canal no Youtube, é muito interessante aproveitar a plataforma de anúncios para impulsionar ainda mais seu canal.
- Tik Tok ADS – Todo mundo viu o crescimento do Tik Tok nos últimos anos, e por isso utilizar essa ferramenta para anunciar pode ser altamente conversível dependendo dos seus objetivos, sendo possível também utilizar o trafego no Tik Tok para redirecionar para outras redes sociais. O Tik Tok ADS ainda permite que você defina critérios como o seu público-alvo na rede social e ainda possibilita avaliar o desempenho dos anúncios.